5.6.08

a insustentável leveza do trabalho

basta dar umas voltinhas por meia de dúzia de blogs de pessoas da minha geração para perceber a preocupação crescente no que diz respeito ao mercado de trabalho.
definitivamente fomos privilegiados relativamente aos nossos pais no que diz respeito a liberdade de expressão, acesso à cultura e ao ensino, e globalização.
mas de que é que isso nos serve se não temos condições para colher os frutos dessa melhoria?
o ensino superior está sobrelotado, o mercado de trabalho para os graduados também.
temos uma percentagem assustadora de "crânios" portugueses a deitarem cartas na investigação científica no estrangeiro! e mesmo a esses não lhes é dada a segurança profissional que merecem...
tenho sempre medo de falar destes assuntos porque tenho de confessar que nunca me envolvi muito na política nacional e só agora que começo a sentir as consequências na pele é que começo a prestar atenção.
revolta-me saber que trabalho há 3 anos para a mesma instituição e que nesse período de tempo tive um aumento de cerca de 20€, correspondente ao aumento da função pública, o mesmo que recebe qualquer macaco independentemente da sua performance profissional... mais vale andar a encher chouriços! e a avaliação de desempenho é uma anedota...
isto já para não falar da grande parte dos meus amigos, que trabalham a recibos verdes, recebem uma ninharia sem qualquer espécie de regalia. e o estado ainda compactua com esta merda, aceitando prolongar esta situação ILEGAL, passando a mão pelo pêlo dos empregadores e dizendo "vá, já que estão a chular os meninos, pelo menos paguem-lhes uma parte dos impostos"...

a grande questão agora é: e nós, o que vamos fazer em relação a isso?
hoje há uma manifestação em lisboa contra as aberrações contratuais que têm sido feitas aos enfermeiros. eu infelizmente não pude ir porque vou fazer um turno duplo, mas até imagino qual vai ser a taxa de adesão...
trabalhadores precários, UNAMO-NOS!!!

Sem comentários: